Setenta e sete computadores foram entregues nesta segunda-feira (29) à Comunidade de Atendimento Socioeducativo (CASE) Dr. Juiz de Mello Mattos, em Feira de Santana. Os equipamentos integram uma série de medidas adotadas para qualificar a formação dos jovens e adolescentes atendidos pela unidade da Fundac (Fundação da Criança e do Adolescente), que é vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos - SJDH. Além dos computadores, a CASE recebeu 1.400 livros doados pela Fundação Pedro Calmon, da Secretaria de Cultura (Secult), e inaugurou melhorias estruturais que incluíram a colocação de gradis e de muro de proteção em toda a extensão frontal das instalações.
As inovações implementadas na CASE de Feira tiveram investimentos superiores a R$ 700 mil, provenientes de emenda parlamentar do deputado Federal Zé Neto, que prestigiou a solenidade de entrega e afirmou a disposição de continuar contribuindo com o fortalecimento da instituição. Para o titular da SJDH, Felipe Freitas, os benefícios ampliam as oportunidades e as possibilidades dos educandos, garantindo que eles tenham acesso a ferramentas e tecnologias diversificadas e modernas. "São ações importantes que fazem parte do projeto de requalificação das unidades de Pronto Atendimento e Coordenação de Atendimento ao Egresso de medida socieducativa da Fundac", afirmou Freitas.
Na oportunidade, também serão entregues 1.400 livros doados pela Fundação Pedro Calmon/Secult. Distribuídas em 07 kits, as obras são de estilos variados, que tratam de temas lúdicos e de garantia de direitos. A parceria estabelecida entre a Fundac/SJDH e a Pedro Calmon visa apoiar o desenvolvimento da prática da leitura, contribuindo para a formação social, cultural e educativa dos adolescentes em cumprimento de medidas de internação. "Esse ato de lançamento nunca terá a exata dimensão das nossas conquistas, que são difíceis de mensurar devido à importância que têm para as vidas dos nossos educandos e de suas famílias", afirmou a diretora geral da Fundac, Regina Affonso.
A Fundac adquiriu também 77 computadores para equipar os laboratórios de informática das Unidades de Atendimento Socioeducativo, através de um convênio de mais de R$300 mil. A ação tem beneficiado adolescentes e jovens das Unidades de Atendimento Socioeducativo de Salvador, Camaçari e Feira de Santana, promovendo o direito à profissionalização, através da educação profissional, cursos e programas de formação inicial e continuada.
A solenidade contou também com a participação dos vereadores do PT, Sílvio Dias e Luiz da Feira, da assessora para Educação e Cultura em Direitos Humanos da SJDH, Urania Santa Barbara; e das coordenadoras da Fundac, Sued Gomes, Kátia Pinheiro e Ayara Carneiro, além da Ana Verena Amorim, que é diretora do Colégio Paulo VI, anexo à unidade.
"Nada é mais importante do que investir nas pessoas, que são o sentido concreto da vida. A CASE tem que ser parecida com uma porta que se abre para as pessoas terem oportunidades na vida e esses equipamentos estão sendo adquiridos com esse propósito. A nós, dirigentes e educadoras, cabe cumprir essa missão com carinho, responsabilidade e amor", declarou o secretário. "Aqui, trabalham o que há de melhor na rede de ensino da Bahia, porque nessa instituição é preciso oferecer educação com qualidade, mas, também, contextualizada. E as educadoras da CASE fazem isso muito bem. Os resultados importantes como as premiações em olimpíadas de matemática e concursos de redação estão aí para comprovar" completou.
Fonte: Jornal Folha do Estado da Bahia