A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) assegurou o tratamento para indivíduos diagnosticados com câncer de pulmão após exames na Carreta da Saúde Respiratória do Projeto ProPulmão. Essa unidade móvel, equipada com tomógrafo, visa a diagnosticar precocemente a doença em populações expostas a fatores de risco, como tabagismo, através de uma iniciativa do Senai Cimatec.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, confirmou o fluxo de atendimento durante uma reunião no Senai Cimatec, destacando a intenção de integrar o serviço da Carreta da Saúde Respiratória às futuras edições da Feira Saúde Mais Perto, em parceria com o rastreamento de câncer de mama.
O Projeto ProPulmão, voltado a fumantes e ex-fumantes de 50 a 80 anos, visa não só ao diagnóstico precoce, mas também a avanços nas pesquisas e políticas públicas de combate ao câncer de pulmão no Brasil. Os exames realizados já ultrapassam 1.500, buscando reduzir custos de tratamento, mortalidade e contribuir para políticas de saúde mais eficazes.
O coordenador de Relações Corporativas e Governamentais do Senai Cimatec, Walter Pinheiro, ressaltou a importância da parceria público-privada nesse esforço, colocando a estrutura da instituição à disposição de todos .