Nos quatro dias da Micareta de Feira, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), vinculado a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou 1.840 testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Desse total, três resultados positivos para HIV, 44 para sífilis e um para hepatite B.
Os pacientes diagnosticados receberam atendimento médico e foram medicados no local e serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar do Centro Municipal de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Além dos testes rápidos, o CTA disponibilizou Profilaxias Pós-Exposição (PEP), uma medida de prevenção de urgência utilizada em até 72 horas após situações de risco à infecção pelo HIV, como relações sexuais sem o uso de preservativos.
Cerca de 21 mil preservativos, de uso masculino e feminino, foram distribuídos no circuito, garantindo a proteção dos foliões contra as ISTs. A Secretária de Saúde, Cristiane Campos, destacou a importância das ações de prevenção intensificadas durante o período da Micareta.
"Nossa prioridade é garantir a saúde e o bem-estar de todos os foliões que participam do evento. É por isso que investimos em iniciativas como o Centro de Testagem, que oferece diagnóstico precoce com todo o suporte necessário para o tratamento e acompanhamento adequados", afirmou.
Fonte: PMFS