Uma ação do Departamento de Áreas Verdes da Prefeitura de Feira de Santana causou comoção entre feirenses esta semana, pois o departamento está realizando a retirada de árvores nas avenidas Ayrton Senna e Noide Cerqueira.
De acordo com a pasta, a atividade tem o intuito de evitar o atrofiamento e a morte de árvores da espécie Sibipiruna na avenida Ayrton Senna e, portanto, a equipe programou o seu transplante para a avenida Noide Cerqueira. "Estamos retirando para não provocar acidente, pois elas estavam invadindo a rua. Para prevenir que elas não caiam e provoquem acidentes", diz um dos agentes que executou a retirada das árvores.
Aguinaldo Cerqueira que pratica atividade física todos os dias na avenida diz que já temia que algum acidente pudesse acontecer, mas lamenta a perda da sombra. "Acho muito importante, pois as raízes das árvores estavam estragando calçamento e poderia, com o passar do tempo, desabar e cair nos veículos. Elas serviam de sombra para todos, principalmente, comerciantes que poderiam ser vítimas caso uma delas caísse. Agora está faltando revitalizar e estruturar melhor esse local de atividade física", observa.
Segundo João Falcão, diretor do Departamento de Áreas Verdes, a prefeitura está realizando ações estratégicas para assegurar a preservação da vegetação e aprimorar a qualidade do espaço público nas avenidas. Um relatório técnico enviado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente desde 2021 detalha as razões que motivam a necessidade de remoção das árvores da espécie Nim, propondo, ao mesmo tempo, novas espécies mais adequadas para o local. "Contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável da região", observa Falcão.
Falcão destaca ainda que na avenida Ayrton Senna, o adensamento de árvores apresenta risco de atrofiamento e morte de indivíduos arbóreos e que a técnica moderna possibilita o transplante de árvores adultas, inclusive de grande porte, de forma segura, garantindo que as plantas se desenvolvam de maneira saudável e vistosa em pouco tempo. "Como solução, está programado o transplante de 2 a 3 árvores da espécie Sibipiruna e o plantio de 2 a 3 mudas da espécie Jacarandá Mimoso", relata.
Com informações da Jornalista Lila Oliveira do Jornal Folha do Estado da Bahia