Ministério da Saúde busca parcerias para expandir distribuição de medicamentos de prevenção ao HIV

Ministério da Saúde busca parcerias para expandir distribuição de medicamentos de prevenção ao HIV

Ministério da Saúde busca parcerias para expandir distribuição de medicamentos de prevenção ao HIV

Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM) que tenham interesse em ofertar as profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP) podem se cadastrar no Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom). As orientações estão disponíveis em nota técnica. A medida busca expandir a quantidade de serviços de saúde que disponibilizam os insumos e o acesso da população aos produtos de prevenção.

Até dezembro de 2023, o Brasil contava com cerca de 873 e 1.160 UDMs que ofereciam PrEP e PEP, respectivamente. Segundo o diretor do departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, Draurio Barreira, com a nova orientação, estes números devem aumentar em proporções inéditas, com o objetivo maior de eliminar a epidemia de HIV e aids. "Nossa meta é expandir a oferta de PrEP e PEP em proporções nunca vistas no Brasil e evitar novos casos de infecção pelo HIV. Com o aumento de serviços de saúde que ofertam as profilaxias, reduziremos as barreiras de acesso a essas tecnologias de prevenção", afirmou.

Direcionada às coordenações estaduais e municipais de HIV e aids e de assistência farmacêutica, a nota informa sobre a possibilidade de registrar os serviços de saúde para entrega de PrEP e PEP junto ao Siclom sem, necessariamente, estarem vinculados aos serviços ambulatoriais que atendem pessoas vivendo com HIV ou aids e/ou outras infecções sexualmente transmissíveis, e com isso acessar um maior número de pessoas que possam se beneficiar das profilaxias.

Para o sucesso da ação, o departamento tem buscado mobilizar gestores locais. "Para que essa ampliação tenha êxito, precisamos estar muito bem articulados com os estados e municípios e temos trabalhado nisso, inclusive com a reinstalação da Comissão de Gestão do Dathi. As coordenações locais de HIV e aids e de assistência farmacêutica devem avaliar a adequação do número e localização de seus serviços farmacêuticos às necessidades da população, considerando a implementação de novos pontos de dispensação das profilaxias e de insumos de prevenção como preservativos e autoteste para HIV em seus territórios", disse o diretor.

Unidades Dispensadoras de Medicamento

As UDMs são estabelecimentos integrantes dos serviços de saúde públicos, filantrópicos ou privados sem fins lucrativos que realizam a gestão e a dispensação de medicamentos antirretrovirais, podendo também oferecer tratamentos ou insumos para a prevenção de HIV e outras ISTs.

Para ter acesso à PrEP é necessário ter uma prescrição, ou seja, uma receita assinada por um profissional de saúde – médico, enfermeiro ou farmacêutico – após consulta e testagem para confirmar que a pessoa interessada em utilizar a profilaxia não está infectada pelo HIV.

Por: Ministério da Saúde

Compartilhar

Os comentários do Facebook permitem aprovação imediata e garantem um ambiente on-line mais seguro, já que é preciso se identificar para deixar um comentário.
Previsão do Tempo
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-

Ministério da Saúde busca parcerias para expandir distribuição de medicamentos de prevenção ao HIV