Irmandade Alcoólicos Anônimos completa 88 anos; Feira de Santana possui 3 núcleos

Irmandade Alcoólicos Anônimos completa 88 anos; Feira de Santana possui 3 núcleos

Irmandade Alcoólicos Anônimos completa 88 anos; Feira de Santana possui 3 núcleos

Dia 10 de junho, é considerado como o Dia Mundial dos Alcoólicos Anônimos. A data marca o aniversário de uma irmandade que nasceu há 87 anos nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo ajudando as pessoas dependentes de álcool. De acordo com a Agência Brasil, o grupo chegou no país em 1947, hoje a comunidade tem aproximadamente 4.570 grupos em todas as regiões do Brasil. A rede de apoio criada pelos grupos, apoia a sobriedade dos participantes. Em Feira de Santana, existem três núcleos dos Alcoólicos Anônimos localizados nos seguintes bairros:
  • Rua Carlos Alberto, nº 898, Cidade Nova
  • Rua Santos Dumont, nº 182, Centro
  • Rua Torquato, nº 54, Tomba
Antônio (nome fictício), é um dos participantes do núcleo localizado na Rua Santos Dumont. Ao Acorda Cidade, ele contou que a sede era localizada na Avenida Senador Quintino e após o crescimento do grupo, foi necessário criar novos locais. “O Alcoólicos Anônimos daqui de Feira de Santana foi criado em 1980 lá na Senador Quintino dentro da Afas. Depois da criação, o grupo foi se espalhando, até que outros grupos foram formados e hoje nós temos estas três sedes, aqui no centro da cidade, no bairro Tomba e na Cidade Nova. Neste dia 10 de junho, nós estamos completando 88 anos de existência e o objetivo é manter a sobriedade e ajudar os outros alcoólicos”, afirmou. Questionado sobre como funciona, Antônio explicou que as pessoas devem procurar por espontânea vontade. “Aquele que se interessa, é dado o endereço, ele chega nas nossas reuniões e vai se identificar com as nossas histórias. Na medida que ele for ficando e a sua mente for melhorando, nós temos princípios funcionais tanto individual quanto o coletivo. O individual é a preparação para fortificar a vontade que é chamado de 12 passos, e o funcionamento geral em todo o Mundo são as 12 tradições, evidentemente em cada país na sua língua”, afirmou. Ainda de acordo com Antônio, o local é mantido pelas doações dos próprios participantes. “Esta é uma entidade sem fins lucrativos, não aceitamos em hipótese alguma, dinheiro. Por exemplo, o prefeito de uma cidade nos convida para participar de alguma ação, ele pode até nos oferecer o transporte, alimentação, mas ajuda em dinheiro não aceitamos. Em todas as nossas reuniões aqui, durante o intervalo, uma sacola vai passando e cada um doa o quanto pode doar e se puder doar. Nós temos uma despesa mensal aqui de R$ 1 mil e no final do mês, o tesoureiro faz a arrecadação e ninguém sabe quanto cada um deu, porque tudo é de forma anônima”. Segundo o coordenador do Alcoólicos Anônimos, a família pode ajudar neste papel. “A família pode ajudar indicando estes grupos e eu nem digo que o alcoólico precisa ter uma força de vontade, mas que tenha uma consciência porque as vezes é difícil para quem ainda está na ativa do álcool, e por isso, a importância de amigos e familiares para encaminharem estas pessoas, desde que elas não venham de forma espontânea”, concluiu.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhar

Os comentários do Facebook permitem aprovação imediata e garantem um ambiente on-line mais seguro, já que é preciso se identificar para deixar um comentário.
Previsão do Tempo
Current weather
Sunrise-
Sunset-
Humidity-
Wind direction-
-
-
Forecast
Rain chance-
-
-
Forecast
Rain chance-
-
-
Forecast
Rain chance-

Irmandade Alcoólicos Anônimos completa 88 anos; Feira de Santana possui 3 núcleos