Governo lança plataforma que emite alerta à polícia em caso de perda ou roubo de objetos cadastrados

Governo lança plataforma que emite alerta à polícia em caso de perda ou roubo de objetos cadastrados

Governo lança plataforma que emite alerta à polícia em caso de perda ou roubo de objetos cadastrados

A população baiana conta com uma nova ferramenta, desde a última segunda-feira (29), para reduzir os danos causados por furtos e roubos em Salvador e no interior do estado. O portal Alerta Cidadão, teve portaria assinada pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA), e vai permitir a realização de cadastro de veículos, celulares ou bicicletas pelos cidadãos, bem como registro e monitoramento da ocorrência, caso ocorra perda do bem. A plataforma começa a funcionar no Carnaval da Bahia 2024.

O governador Jerônimo Rodrigues destacou que o portal, a partir de agora, vai garantir agilidade na localização de bens perdidos com a rapidez que garantem as tecnologias."Esse portal vai ser um canal de aproximação entre o que a pessoa perdeu (o seu patrimônio) e a chance de encontrar com rapidez", avaliou.

O portal alertacidadao.ssp.ba.gov.br foi projetado pela equipe de tecnologia da SSP e conta com um layout intuitivo, que permite o cadastramento dos bens pessoais pela população baiana e eventual registro de ocorrência. O sistema emite um alerta temporário às forças de segurança, dando ao objeto roubado um status de restrição e o proprietário pode acompanhar a situação da denúncia e recuperação do bem.

Após ativado o alerta temporário, que dura até 48 horas, deve ser feito o boletim de ocorrência, em alguma delegacia do estado presencialmente, ou por meio da delegacia virtual. O alerta, então, passa a ter caráter permanente, respaldado pelo boletim de ocorrência. O alerta emitido poderá ser visualizado pelo policial em alguma abordagem ou investigação policial por meio de um aplicativo.

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, explica que o portal também fará um trabalho preventivo ao tornar possível a consulta de um celular, bicicleta ou carro usado para saber se foi roubado. Os dados identificadores dos objetos registrados serão base para localização dos bens — o IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) para celulares; a placa para veículos; o número de série para de bicicletas.

"O Alerta Cidadão vai permitir uma maior interação entre a comunidade e as forças de segurança. A pessoa cadastra um veículo, uma bicicleta ou um celular e, em caso de perda, roubo ou especial de furto, pode entrar no aplicativo ou no site e informar esse extravio, dando um alerta", afirmou o titular da SSP. Ainda segundo ele, se confirmado o porte indevido, caracterizado inicialmente o crime de receptação, ao lavrar a ocorrência, o dono vai receber um e-mail notificando que o bem foi recuperado.

Para Geraldo Júnior, vice-governador e coordenador-geral do Carnaval da Bahia 2024, o portal traz uma política inclusiva, de proteção, cidadania e direitos humanos a todos os cidadãos, principalmente agora, durante o Carnaval. "Estamos cada vez mais avançando na tecnologia, na informação, para cuidar do nosso povo. Com o Alerta Cidadão, baianos e turistas terão mais segurança", concluiu. 

Fonte: Jornal Folha do Estado da Bahia

Compartilhar

Os comentários do Facebook permitem aprovação imediata e garantem um ambiente on-line mais seguro, já que é preciso se identificar para deixar um comentário.
Previsão do Tempo
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-

Governo lança plataforma que emite alerta à polícia em caso de perda ou roubo de objetos cadastrados