Festival do Beiju Itinerante é realizado em Feira de Santana

Festival do Beiju Itinerante é realizado em Feira de Santana

Festival do Beiju Itinerante é realizado em Feira de Santana

Festival do Beiju Itinerante é realizado em Feira de Santana

Depois de ter sido um sucesso em Irará e Berimbau (Conceição do Jacuípe), chegou a vez de Feira de Santana ser palco de um grande evento cultural: o Festival do Beiju, que acontece neste sábado (21), das 10h às 22h e domingo (22), das 10h às 20h, no Centro de Cultura Amélio Amorim. Nesta edição o Festival reúne diversas manifestações da cultura popular de artistas da localidade e de cidades vizinhas. O festival conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado Bahia. A entrada é gratuita.

Com foco na valorização das beijuzeiras, o evento vai contar com shows de Nilson Aquino (Irará), Beth Dias (Santo Estêvão), Márcia Porto (Feira de Santana) Edvasco Carneiro (Feira de Santana), Lis Braga (Santo Estêvão) e Escravos do Forró (Santo Estêvão). O evento vai contar também com apresentações, do poeta Quitute Coelho (Irará) e de outros poetas de Irará e do Portal do Sertão. Além da exposição das fotografas, Kau Santana e Lucy Anunciação. "O festival surge para agregar valor à agricultura familiar, mostrando para o mundo como aquela roça de mandioca pode transformar vidas, através do trabalho e da criatividade em transformar o produto bruto em diversos tipos de gênero alimentícios", diz Bernadete Anunciação, que divide a organização do evento com Lucy Anunciação.

A programação conta com a presença de expositores da agricultura familiar de outas cidades do Portal, agricultores e empreendedores campo e urbanos, artesãos e artistas plásticos de Berimbau, como a artista que representa os povos originários, Ana Natália. Com o tema "Trabalhadores Rurais da Bahia: Serie Beijuzeiras", o Festival é um evento para toda a família, que valoriza a cultura local e seus artistas.

O que é o beiju

O beiju é uma iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena e descoberta no Estado de Pernambuco, feita com a fécula extraída da mandioca (substância farinácea também conhecida como goma da tapioca, goma seca, polvilho e polvilho doce). É um quitute muito comum nas regiões Nordeste e Norte do Brasil.

O festival

O festival surgiu da iniciativa das produtoras Barnadete e Lucy Alves, em parceria com a comunidade do Candeal e associações rurais de Irará. "Em 2015 nós vimos a necessidade de valorizar mais o beiju, a mulher que faz o beiju. Aí a gente criou o Festival Cultural como um intercâmbio também entre cidades, entre mulheres que produzem beiju em várias cidades da Bahia. Esse é o objetivo, promover o beiju das mulheres de Irará e de outras cidades do estado", explica Bel. 

Compartilhar

Os comentários do Facebook permitem aprovação imediata e garantem um ambiente on-line mais seguro, já que é preciso se identificar para deixar um comentário.
Previsão do Tempo
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-

Festival do Beiju Itinerante é realizado em Feira de Santana