Acontece hoje no Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), às 19h, a sessão solene que concede o título de Doutora Honoris Causa à Ivannide Santa Bárbara. Aos 73 anos, tendo dedicado boa parte de sua vida à combater o racismo e outras formas de desigualdades sociais, ela é importante referência do e para o movimento negro feirense.
A outorga do título é uma proposição do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, em conjunto com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas [Neabi/Uefs] e o Movimento Negro Unificado [MNU], associado à cartas de apoio de sindicatos, movimentos sociais, personalidades acadêmicas, político-partidárias e demais membros da sociedade civil feirense.
A concessão do título foi aprovada pelo Conselho Superior da Instituição, em reunião realizada no dia 9 de agosto de 2022, apresentando um caráter duplamente inédito, já que, o título honorífico jamais havia sido concedido à uma mulher, bem como, à uma pessoa negra. O título é concedido pela Universidade Estadual de Feira de Santana a personalidades que se destacam pelo saber e atuação em prol do conhecimento, ou do melhor entendimento entre os povos.