Confira as novas regras para obter ou renovar a CNH em 2024

Confira as novas regras para obter ou renovar a CNH em 2024

Confira as novas regras para obter ou renovar a CNH em 2024

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documento essencial para os motoristas, passará por mudanças significativas em 2024. Novos prazos se aplicam, que variam de acordo com a categoria do motorista.

Em primeiro lugar, um dos ajustamentos previstos é a introdução de ensaios toxicológicos obrigatórios para mais categorias. A incorporação dessa análise toxicológica visa, principalmente, aumentar a segurança na via pública e reduzir o risco de acidentes.

Renovação da CNH em 2024

Não haverá alteração no procedimento para os motoristas que desejam renovar a habilitação Categoria A ou B para renovação da CNH. No entanto, para quem exerce atividade remunerada e se enquadra na categoria C, D ou E, há uma mudança significativa. Vejamos quais são:

Passar por uma avaliação psicológica e pelo exame toxicológico em um dos laboratórios autorizados pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito);
Após a coleta das amostras para a análise toxicológica, o condutor dispõe de um prazo máximo de 90 dias para agendar e finalizar o exame médico com um profissional credenciado pelo Detran de seu estado;

Se aprovado nos exames requisitados, os condutores então precisam realizar o pagamento da taxa de emissão da CNH;

Aguardar instruções via e-mail para acessar a versão digital da CNH, a qual terá a mesma validade do documento físico e estará disponível no aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito).

Quais serão os critérios para obtenção da CNH em 2024?

Para se qualificar para uma carteira de motorista, os novos motoristas devem atender a uma série de requisitos. São eles:

A categoria “B” (automóveis de passageiros) tem 18 anos ou mais, e “C” (caminhões), “D” (ônibus) e “E” (veículos com reboques) têm 21 anos de idade ou mais.
Desenvolver a alfabetização.
Documentos: RG, CPF, Certidão de Residência.
Exames médicos e psicológicos para comprovar que você está bem de saúde.
Cursos teóricos em autoescolas, aprovação em provas teóricas.
E finalmente, treinamento e exames práticos.

Compartilhar

Os comentários do Facebook permitem aprovação imediata e garantem um ambiente on-line mais seguro, já que é preciso se identificar para deixar um comentário.
Previsão do Tempo
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-

Confira as novas regras para obter ou renovar a CNH em 2024