Desde março de 2023, a Praça do Prisma no Conj. Feira VII se tornou palco de um movimento cultural vibrante e inclusivo graças à Batalha da 7, um evento de rap freestyle organizado por Daniel Souza Froes, conhecido no meio artístico como Froes. Aos 22 anos, Froes não só participa como MC, mas também coordena a logística e a programação das batalhas que ocorrem semanalmente.
Em entrevista exclusiva, concedida á Rádio Feira fm, Froes conta um pouco sobre a trajetória, desafios e satisfação de manter o evento.
Como Surgiu
A ideia de realizar as batalhas na Praça do Prisma surgiu após a pandemia, quando Froes e sua equipe decidiram reviver a cultura das batalhas de rap que ele conhecia desde 2014, a partir da Batalha da Contenda e da Alcateia. "Reunimos uma galera e estamos fazendo acontecer há um ano e dois meses", comenta Froes.
Receptividade e Desafios
A comunidade local tem respondido de maneira positiva aos encontros, apesar de algumas resistências iniciais, inclusive com intervenção da Polícia Militar. "Já tomamos um enquadro aqui, mas a gente respeita muito os moradores", explica Froes, ressaltando que a criminalização do hip-hop muitas vezes se baseia em preconceitos infundados.
Dinâmica das Batalhas
A seleção dos MCs para as batalhas é feita principalmente por ordem de chegada, embora sorteios também ocorram para acomodar aqueles que chegam mais tarde devido ao trabalho. As batalhas estão programadas para começar às 18h30, mas geralmente iniciam às 19h, proporcionando um tempo extra para reunir o público.
Apoio e Parcerias
Embora não haja um apoio fixo do poder público, a Batalha da 7 conta com colaborações esporádicas de empresas e figuras locais. "Sempre acontece de apoio, como camisas, premiações... Toda essa união faz acontecer o movimento", relata Froes. Ele destaca a ajuda de entidades como a Casa da Fogueira e lojas como DW Deque Street e Aurora Iphones.
Presença nas Redes Sociais
A Batalha da 7 mantém uma presença ativa nas redes sociais, principalmente no Instagram @Batalhada77. Froes também menciona outros parceiros de organização, como Bart (Evan Pri) e Big (BG da Rima), que contribuem para a realização do evento.
Ato de Resistência
A Batalha da 7 não só promove a cultura do hip-hop, mas também fortalece a interação social na Praça do Prisma. Com a dedicação de Froes e de todos que colaboram, certamente o evento vai continuar crescendo e proporcionando um espaço de expressão e resistência cultural a todos que apreciam as artes de rua.
Redes Sociais:
- Instagram: @Batalhada777
- Instagram de Froes: @fr_00_zs
.
Com informações da rapper Estrela Mariano